03/12/2021

O Programa Municipal “Porto com Sentido” está muito perto de atingir a marca dos 100 contratos de arrendamento acessível, estando já a ser preparado um novo concurso para potenciais arrendatários, que será lançado ainda durante o mês de dezembro.


O programa municipal, gerido pela Porto Vivo, SRU, tem por objetivo aumentar a bolsa de oferta de habitações para arrendamento e promove a atração e fixação de habitantes na cidade por via da atribuição de casas com rendas de valor acessível, ou seja, pelo menos, 20% abaixo do valor de mercado.


Alargado prazo do concurso destinado a proprietários de casas prontas a habitar


O concurso destinado a proprietários e que terminava a 30 de novembro foi estendido por mais um ano, ou seja, até 30 de novembro de 2022. Este alargamento irá permitir que não haja interrupções nas mais de 30 candidaturas que estão em curso e que poderão, a muito breve prazo, preencher a bolsa de oferta de arrendamento.


As novas candidaturas, até ao limite máximo de 500 imóveis, podem ser submetidas pelos proprietários através de um formulário eletrónico, disponível no site da Porto Vivo, SRU. Os imóveis submetidos serão objeto de um processo de análise de documentação e de uma vistoria técnica.


No âmbito ainda do "Porto com Sentido", a empresa municipal introduziu recentemente uma nova modalidade ao programa. Designa-se “Build to rent” e procura, precisamente, atrair nova construção para o mercado de arrendamento acessível. Os fogos podem estar ainda em projeto, em fase de construção ou reabilitação, sendo condição a sua localização em Áreas de Reabilitação Urbana (ARU).


A recuperação demográfica da cidade é um dos principais objetivos do Plano Diretor Municipal.



FONTE CMP: https://www.porto.pt/pt/noticia/porto-com-sentido-perto-da-centena-de-contratos-de-arrendamento

Ver também