2nd Chance -- Waking Up the Sleeping Giant

25 julho, 2018

 

O projeto “2nd Chance -- Waking Up the Sleeping Giant” é um programa comunitário do URBACT III  que integra 11 cidades europeias: Nápoles (que lidera a rede), Bruxelas, Caen, Chemnitz, Dubrovnik, Génova, Gijon, Liverpool, Lublin, Maribor e Porto e tem como desafio a reativação de grandes edifícios ou territórios abandonados e degradados que perderam o seu propósito original, tendo em vista o desenvolvimento urbano sustentável.

 

No Porto a área de intervenção foi Santa Clara, localizada em pleno Centro Histórico do Porto, junto à Muralha Fernandina e sob a Ponte Luiz I. Embora pouco acessível e algo degradada, a zona tem potencialidades próprias .

O projeto assentou na elaboração de um Plano Integrado de Ação Local (PIAL) em a parceria com várias instituições públicas e privadas, bem como a comunidade local. Este PIAL multidisciplinar, passa por dinamizar e reabilitar este espaço, ajudando a manter os atuais habitantes e a atrair, simultaneamente, novos residentes, novos visitantes e novas atividades.

 

Neste sentido, já durante o desenvolvimento do PIAL foram realizadas várias atividades que promoveram a integração da comunidade no projeto e dinamizaram a zona atraindo novos visitantes.

 

A Porto Vivo em parceria com a Porto Lazer realizou ainda um vídeo onde se pode conhecer um pouco as linhas orientadoras do PIAL e as atividades já realizadas. É esse que aqui se apresenta!

https://youtu.be/nA9lsK6gYKI

 

 

 

Candidatos sorteados
Plataforma Digital
Bolsa de Projetistas e Empreiteiros
Morro da Sé
Mouzinho / Flores
1ª Avenida
 

PORTO VIVO, SRU
Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense, SA


portovivo@portovivosru.pt
Rua Mouzinho da Silveira, 212
4050 - 417 Porto
Telefone: 222 072 700
Fax: 222 072 709
Nº. Matrícula/Pessoa Coletiva: 506866432

   

 

© Copyright 2014, Porto Vivo, SRU. By Thesign

 

Mapa do site​

Subscreva a nossa Mailing List

Desta forma receberá toda a informação referente às atividades e projetos desenvolvidos.​