Cerimónia de entrega de chaves do Concurso para Arrendamento de Habitações a Rendas Acessível

21 julho, 2020

Teve ontem lugar no átrio dos Paços do Concelho a cerimónia de entrega de chaves das primeiras 14 habitações de renda acessível, em pleno Centro Histórico, no âmbito de concurso municipal levado a cabo pela Porto Vivo, SRU.

 

"É a primeira vez que o Município entrega chave de habitações a renda acessível. Não estamos a falar de habitação social, mas de uma nova tipologia de habitação com apoio municipal", destacou o também administrador da Porto Vivo, SRU, Pedro Baganha, congratulando-se pela cerimónia "especial, absolutamente inédita".

 

 

Numa breve intervenção, o presidente da Câmara do Porto fez questão de desejar "as maiores felicidades" aos contemplados com as 14 habitações reabilitadas no Morro da Sé. "Espero que gostem do sítio onde vão viver. Tenho a certeza que vão gostar", afirmou Rui Moreira.

 

"É importante a cidade regenerar a sua população. Vejo a dificuldade que há em encontrar casas a preços acessíveis. O custo da habitação cresceu mais do que o nosso rendimento disponível", reconheceu o autarca, lançando um olhar para o futuro: "Este processo correu bem e esperamos lançar proximamente mais casas".

 

Nesse sentido, o programa municipal "Porto com Sentido" avançou já no mês de julho para um concurso público que visa selecionar, nesta primeira fase, 250 habitações a colocar no mercado de arrendamento acessível, nomeadamente afetos ao Alojamento Local (AL). A iniciativa pretende atrair para o centro da cidade milhares de novos residentes, e para os proprietários há uma série de vantagens associadas na adesão a este regime, entre as quais a possibilidade do pagamento antecipado de dois anos de renda pela Câmara do Porto. O investimento municipal ronda os 4 milhões de euros para os próximos três anos.
 
O subarrendamento dos imóveis habitacionais às famílias será feito pelo Município do Porto mediante prévia inscrição e sorteio.
 
A Porto Vivo, SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto, EM S.A. terá a seu cargo a gestão de todos contratos de arrendamento e subarrendamento celebrados ao abrigo deste programa.
 
Este programa será comunicado em permanência nos sites da Câmara Municipal do Porto bem como da Porto Vivo, SRU.
 
Para mais informações contactar os nossos serviços, privilegiando os canais à distância: e-mail (portovivo@portovivosru.pt) ou via telefónica (222072700).

PCS - Candidaturas
PcS
Banner2
espaçamento
Atlas
 

PORTO VIVO, SRU
Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto, E.M., S.A.


Rua Mouzinho da Silveira, 212
4050 - 417 Porto
Nº. Matrícula/Pessoa Coletiva: 506866432



 

© Copyright 2014, Porto Vivo, SRU. By Thesign