Notícias
Site dedicado ao comércio tradicional no Eixo Mouzinho/ Flores
Pretende divulgar espaços onde o atendimento personalizado é uma mais valia
Gestão do Área Urbana
A actividade de gestão é fundamental para o sucesso da revitalização da Baixa Portuense.
A gestão do centro urbano é a criação, promoção e manutenção de centros urbanos de sucesso. Este sucesso passa por questões tão importantes como a habitabilidade, a requalificação de espaços públicos, a segurança, a convivialidade nos centros urbanos, a participação activa dos sectores público, privado e voluntário que possa permitir com êxito a coexistência das funções tradicionais (comercial e de serviços, residencial, de lazer) dos centros e a integração de outras funções (turismo por exemplo) sem criar rupturas nas funções tradicionais.
O desafio reside em fazer a actividade de gestão perdurar no tempo de um modo sustentado e articulado. Como é que se organiza? Qual a sua estrutura jurídica? Quem participa e dirige, quem executa? Como e quem financia e quais as suas actividades? Da experiência pode-se concluir que é necessário intervir a diferentes níveis e áreas.
(adaptado de Balsas, Carlos José Lopes, O Urbanismo Comercial e as Parcerias Público-Privado para a Gestão do Centro das Cidades Ensinamentos da Experiência Estrangeira , Relatório Final, Observatório do Comércio, Junho de 2000)




