01/06/2022

A obra de reabilitação da Operação D do Morro da Sé vai oferecer ao Centro Histórico cinco edifícios para habitação e comércio/serviços. O investimento de 1,6 milhões de euros da Porto Vivo, SRU deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2023.


A intervenção nos imóveis, situados na interseção das ruas da Bainharia, dos Mercados e da Santana, resultará em 14 novas habitações de tipologia T0, T1, T2 e T2 duplex, que vão integrar o Programa Municipal de Arrendamento Acessível. A estas juntam-se quatro frações para novas oportunidades de comércio e/ou serviços na cidade.


Como entidade responsável pela gestão e coordenação da operação de reabilitação urbana do Centro Histórico do Porto, a empresa municipal Porto Vivo, SRU fez um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros na intervenção e assumirá também a atribuição das habitações e espaços de comércio/serviços.


Com a execução desta empreitada, fica concluído um conjunto de nove operações de reabilitação no Morro da Sé, envolvendo a recuperação integral de 28 edifícios, com a disponibilização de 67 frações habitacionais e 19 frações de comércio/serviços.


O concurso público para reabilitação da Operação D do Morro da Sé foi realizado em agosto de 2020 e as obras, adjudicadas à empresa RBT - Construção, S.A., arrancaram em dezembro do mesmo ano.



Fonte - CMP https://www.porto.pt/pt/noticia/centro-historico-do-porto-vai-receber-novas-habitacoes-e-espacos-comerciais

Imagem - Filipa Brito

Ver também