PT
PT
EN
13/10/2021

Entre 12 e 21 de outubro, A APRUPP - Associação para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património – irá apresentar a cerca de 20 jovens de diversas nacionalidades e diferentes áreas profissionais a construção tradicional do Porto. O programa prevê o desenvolvimento de vários workshops sobre a reabilitação de elementos singulares do edificado do centro histórico da cidade, classificado como Património Mundial; a promoção de debates alargados onde se compreendam dificuldades e sucessos na reabilitação; e visitas técnicas para que os participantes tenham uma visão alargada de todos os intervenientes que podem, de alguma forma, contribuir para uma imagem de cidade como núcleo histórico sustentável do ponto de vista da preservação dos seus valores arquitetónicos.


Todo o programa estará concentrado na área da Ribeira.



Tem como objetivos promover o conhecimento técnico do Património do Porto, bem como compreender as transformações que estão a ocorrer, quer do ponto de vista da arquitetura, quer funcional, e sensibilizar para o seu caracter excecional, potenciando boas práticas de reabilitação.


O curso faz parte do Programa de Voluntários do Património Europeu 2021 e está listado como um campo de ação dentro da campanha UNESCO WHV 2020/2021. Destaca-se o facto de, entre as muitas candidaturas de todo o mundo recebidas por aquele organismo, o projeto a ser desenvolvido na cidade do Porto ter sido o selecionado, o que comprova a sua qualidade e pertinência.


Esta é uma ação organizada com o apoio da Câmara Municipal do Porto e a Porto Vivo, SRU, enquanto entidades responsáveis pela gestão do sítio classificado.


Poderão conhecer-se mais detalhes do programa em https://aprupp.org/