22/07/2022

O programa municipal Porto com Sentido atingiu esta semana a marca das 100 habitações com contrato de arrendamento a preços acessíveis. Este número evidencia a atratividade do programa, tanto para arrendatários como para inquilinos da cidade do Porto. Como assinala o vereador da Habitação da Câmara do Porto, Pedro Baganha, sozinho, o Porto com Sentido é “responsável por 15% da totalidade de arrendamento acessível em Portugal”.

 

O trabalho realizado pela Porto Vivo, SRU - no âmbito deste programa - passa por promover a atração e fixação de habitantes na cidade por via da atribuição de casas com rendas de valor acessível, ou seja, pelo menos, 20% abaixo do valor de mercado.


Para tal, a empresa municipal tem apostado na divulgação dos benefícios do programa junto de proprietários. Entre as principais vantagens, a possibilidade de, durante cinco anos, os donos dos imóveis terem um contrato de arrendamento com a Câmara do Porto; poderem ver realizadas obras de benfeitoria no interior das habitações; e receberem até um ano de renda adiantada.

 

O número redondo agora atingido, de 100 casas no Porto com Sentido, reflete, por um lado, a adequação das medidas de isenção fiscal adotadas pelo Município do Porto, nomeadamente no que diz respeito ao IMI, e, por outro, a relevância do trabalho desenvolvido, sobretudo ao nível da identificação dos arrendatários recetivos a disponibilizar as suas casas para o mercado de arrendamento acessível.


Conheça o programa Porto com Sentido AQUI

Ver também