16/03/2022

A cidade do Porto recebeu nesta terça-feira, em Cannes, o prémio relativo ao 3.º lugar na categoria “FDI strategy – Mid-sized Cities”, atribuído pela fDi Magazine, publicação do Financial Times especializada em investimento internacional. A cerimónia teve lugar durante a maior Feira de Investimento Imobiliário da Europa - MIPIM, que decorre de 15 a 18 de março deste mês naquela localidade francesa.


Após a conquista do 5.º lugar na edição de 2020/21, a cidade do Porto subiu ao pódio europeu, alcançando a 3.ª posição no ranking de cidades europeias de média dimensão, na categoria de melhor estratégia de atração de investimento direto estrangeiro.


Em representação da cidade estiveram o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização e da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente e o vereador responsável pelo Urbanismo e Espaço Público e da Habitação, Pedro Baganha, que se encontram a participar na feira.


Esta conquista e subida no ranking reflete a prioridade que o Município do Porto atribui à dinamização económica e criação de emprego através da atração de empresas e investidores estrangeiros para a cidade. A estratégia municipal é liderada pela InvestPorto, divisão municipal especializada na promoção e facilitação de investimento direto. Desde a sua criação, em 2015, a InvestPorto já contribuiu para a captação de mais de 1.700 milhões de euros em investimento e para a criação de mais de 18 mil novos postos de trabalho no Porto.


tabela é liderada por Vilnius (Lituânia), seguida de Belfast (Reino Unido) e o Porto completa o pódio, colocando-se à frente de outras cidades europeias como Edimburgo, Newcastle e Nottingham, no Reino Unido, ou Bilbau, em Espanha.


O Município do Porto está presente pela terceira vez no MIPIM 2022, no stand E.50, no piso -1 do Exhibition Hall, um local privilegiado junto à entrada da exposição principal daquela que é a maior feira de imobiliário da Europa, e ponto de passagem para os mais de 17 mil visitantes previstos. Numa área superior a 2000m2, o MIPIM 2022 vai contar com a presença de representantes de 100 países, 3800 empresas e mais de 480 oradores.


Rui Moreira e Carlos Moedas refletem sobre as cidades no pós-pandemia


Durante a tarde desta quarta-feira, está a decorrer em Cannes, a conferência que reúne os presidentes da Câmara do Porto, Rui Moreira, e da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, no mesmo palco, um encontro que visa refletir sobre as transformações dos centros urbanos num contexto de pós-pandemia, intitulado “Leading Urban Transformation in Post-Pandemic Times”.


Rui Moreira, apresenta em Cannes as estratégias, o posicionamento e o ecossistema de investimento da cidade do Porto, lançando um olhar sobre o que se espera das cidades do futuro, que se constituem atualmente como centros de partilha, de inovação e de riqueza.


Na conferência, que tinha início marcado para as 16 horas (hora francesa), o presidente da Câmara do Porto irá, igualmente, apresentar as estratégias de desenvolvimento económico e a captação de investimento estrangeiro, pelas quais a cidade foi galardoada com o terceiro lugar no ranking de cidades europeias do futuro do Financial Times, na categoria de “Best fDi Strategy Mid-Sized Cities”.


De referir, que no arranque dos trabalhos, na terça-feira, Rui Moreira também participou na conferência “Political Leader´s Summit”, num painel que reuniu vários decisores políticos europeus no âmbito do planeamento urbano e cuja sessão de boas-vindas esteve a cargo de François Hollande, antigo Presidente da República francesa (de 2012 a 2017).


Fonte- CMP https://www.porto.pt/pt/noticia/premio-do-financial-times-entregue-a-cidade-na-maior-feira-de-investimento-imobiliario-da-europa

Ver também