26/07/2022

Os deputados da Assembleia Municipal reconheceram, na noite desta segunda-feira, a necessidade de alargamento do 'Porto com Sentido' a todos os imóveis da cidade. Ainda que com os votos contra do Bloco de Esquerda e da CDU, o programa de arrendamento acessível vai também aumentar o subsídio de apoio às famílias.


Esta aprovação vai permitir o alargamento do programa “Build to Rent” a imóveis fora das Áreas de Reabilitação Urbana (ARU), para lá do prazo do concurso, a 31 de dezembro de 2025, e ultrapassando a limitação inicial de 200 imóveis.


Ainda, e de forma a que a taxa de esforço suportada pelas famílias não ultrapasse os 35%, a Câmara do Porto vai poder apoiar o arrendamento através de um subsídio máximo de 25% "no caso de agregados com dois dependentes a cargo ou no caso de agregados monoparentais com um dependente a cargo", e de 35% “em agregados com três ou mais dependentes a cargo ou em caso de agregado monoparental com dois ou mais dependentes a cargo".


O vereador com o pelouro do Urbanismo explicou que esta revisão se prende com as “contingências de mercado” e com a “vontade de acelerar o programa”. “Estamos a tentar criar um mercado inexistente, acessível à classe média. Estamos a inventar o caminho”, sublinhou Pedro Baganha.

Ver também