11/05/2022

As obras que decorrem no Quarteirão D. João I estão a avançar, prevendo-se que terminem já no próximo ano.


Encontram-se concluídas na sua totalidade as estruturas de betão abaixo do solo, assim como os pavimentos de betão ao nível do 5.º piso na Travessa do Bonjardim, do 4.º piso na Rua de Sá da Bandeira e do 3.º piso da Rua do Bonjardim.


O andamento das obras foi testemunhado numa visita ao local, na segunda-feira, efetuada pelo conselho de administração da Porto Vivo, SRU, nomeadamente o presidente e vereador Pedro Baganha, a vice-presidente Raquel Maia, e o vogal e também vereador Ricardo Valente. Acompanhou ainda a visita o representante do parceiro privado da empresa municipal nesta reabilitação, Aniceto Viegas, da Avenue Real State SA.


Embora com alguns atrasos, devido à pandemia e às consequências que teve no setor da construção civil, a empreitada no Quarteirão D. João I voltou a ganhar força e tem data de conclusão estabelecida para o final do mês de abril do próximo ano.


As obras neste quarteirão remontam a 2008, altura em que as condições do espaço e as fragilidades existentes exigiram uma intervenção imediata. Com grandes potencialidades de reabilitação e um conjunto de oportunidades, como a sua localização na cidade e a dimensão do espaço, a Porto Vivo, SRU e o Millennium BCP celebraram, em setembro de 2008, o Contrato de Reabilitação Urbana do Quarteirão D. João I.


Em agosto de 2019, a Porto Vivo, SRU autorizou a cessão da posição contratual para um novo parceiro privado, composto pelas sociedades Rivoli Residential Development, Rivoli II Retail Development, Rivoli III Parking Development, TSH Porto TSHPI e TSH Porto Residential Development, o que permitiu dar um novo impulso à obra.


Esta unidade de intervenção abrange 21 parcelas compreendidas entre as ruas de Sá da Bandeira, Formosa, do Bonjardim e Travessa do Bonjardim, e no próximo ano trará à cidade do Porto um conjunto de alojamentos, estacionamento, comércio e serviços, e ainda, uma praça com um jardim comum aberto ao público.


Fonte - CMP: Obras no Quarteirão D. João I com conclusão prevista para o próximo ano - Portal de notícias do Porto. Ponto.

Ver também